Receber newsletter >

Terapias

Espaço Anel

Medicina Integrativa

A medicina Integrativa  trata os pacientes incorporando na prática médica, dita convencional, as terapias das medicinas complementares com efeitos terapêuticos comprovados e reconhecidos – nutrição, acupunctura, homeopatia e medicina ortomolecular.
É uma prática abrangente, cada vez mais vocacionada para a sociedade dos nossos dias, analisando o indivíduo como um todo. Não descora o conhecimento científico, nomeadamente o diagnóstico e a prescrição médica convencional, mas procura modos e meios de tratamento naturais, sempre que a avaliação do paciente assim o permita. A medicina Integrativa é cada vez mais aceite como a medicina do futuro.

Medicina Ortomolecular

A medicina nutricional ortomolecular  baseia-se  no princípio do  fornecimento ao organismo humano de micronutrientes, vitaminas e oligoelementos, de que este está carenciado.
Se não receber um aporte suficiente de micronutrientes,  o organismo pode sofrer de numerosas doenças, nomeadamente do foro imunológico. Esta medicina ajuda a restabelecer e a garantir o equilíbrio metabólico natural.
É uma orientação médica, reconhecida desde 1978 nos EUA, cuja prescrição na Europa está  a ser apreciavelmente aumentada.
 

Homeopatia

É uma vertente da medicina holística que trata os pacientes tomando em consideração as suas características individuais, físicas e emocionais e que assenta em três princípios fundamentais:
Similitude
O remédio a prescrever ao doente é o que produz sintomas idênticos aos manifestados pelo paciente quando administrado em pessoas sãs.
Infinitesimalidade
O remédio homeopático é uma substância diluída em doses infinitesimais, dinamizada, desprovida de toxicidade e que age como catalisadora.
Globalidade
O doente é analisado no seu todo: constituição, temperamento e reações patológicas.

Nutrição

Uma boa nutrição é um dos factores mais importantes para a nossa saúde. Dela depende uma regular e equilibrada dieta, fornecendo às células do corpo a quantidade e a variedade adequada de nutrientes importantes ao seu bom funcionamento.
Compete ao nutricionista, como profissional de saúde, actuar na segurança alimentar e na dieta, nas áreas do conhecimento em que a alimentação e  a nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e prevenção das doenças.
 

Life-Coaching

 

O Life-Coaching pretende conduzir as pessoas de um ponto indesejado do presente a um outro ponto que desejam alcançar no futuro. O seu principal objectivo é o de apoiar o cliente a definir metas e a encontrar as suas próprias soluções para que seja o melhor que possa ser. Contando adicionalmente com ferramentas do Método de Louise Hay, é possível trabalhar as crenças negativas que impedem a pessoa de alcançar o que deseja, elevar a autoestima, aprender a libertar antigas emoções negativas (como a culpa, a raiva, os ressentimentos e o medo), facilitar o perdão e abertura ao amor, trabalhar os relacionamentos, a carreira, a prosperidade e a saúde.

Terapias Quânticas

A Terapia Quântica é uma terapêutica que analisa e harmoniza energeticamente os fatores de stress que causam doenças e os desequilíbrios do corpo, reduzindo-os, devolvendo a saúde. Uma inovação que revolucionou o campo da medicina energética. O SCIO/EDUCTOR - Scientific Conscious Interface Operator - é um sistema electrofisiológico, acreditado pelos organismos oficiais, em vários países do mundo, identificado como uma Terapia Quântica de Biofeedback, é uma tecnologia terapêutica que analisa e harmoniza energeticamente os fatores de stress que são causadores de muitas doenças, os desequilíbrios do corpo energético, permitindo que o organismo recupere mais facilmente a saúde.
De acordo com o Center for Disease Control and Prevention, 90% das consultas médicas nos Estados Unidos estão associadas a doenças relacionadas com o stress e o National Institute of Health norte americano, concluiu que o stress desempenha um papel importante em pelo menos 87% das doenças.
O Stress pode ter origens diversas, como a toxicidade, traumas físicos e emocionais, fatores patogénicos, mentais, ou energias perversas (eletromagnetismo, telemóveis, computadores, WiFi, etc.), alergias, fatores hereditários. Esta terapia atua no campo elétrico e energético do organismo humano, sendo uma preciosa ajuda para a resolução dos mais diversos problemas, como:
·         Fadiga crónica;
·         Regulação do sono, insónias;
·         Redução do stress, tensão e nervosismo;
·         Redução de medos e apreensão;
·         Ansiedade, depressão;
·         Mobilidade muscular, flexibilidade e performance desportiva, lesões musculares;
·         Clareza mental, memória, atenção e concentração reforçadas;
·         Défice de atenção / problemas de aprendizagem;
·         Diminuição de dores crónicas ou agudas, dores de cabeça e enxaquecas;
·         Problemas de coluna, problemas circulatórios / tensão arterial;
·         Regulação do sistema imunitário;
·         Problemas respiratórios / asma e outros;
 
Trata-se de um método não invasivo, muito confortável e relaxante, sem efeitos colaterais, é um "check-up do corpo energético". Destina-se a pessoas de todas as idades, com exceção para  pessoas com pace-maker ou grávidas.

 

Exames de Diagnostico- Intolerâncias Alimentares

Intolerâncias Alimentares
Pronutri – é um sistema de diagnóstico a Intolerâncias Alimentares que opera através da tecnologia de Biofeedback, reconhecido pela UE. Inclui a análise detalhada a 520 alimentos, permitindo planear eficazmente uma dieta saudável e personalizada, indicando os alimentos a evitar e os que devem ser ingeridos com mais frequência ou moderação.
As intolerâncias alimentares não estão ainda  bem  identificadas  em muitas  pessoas, sendo contudo, da maior utilidade obter esse conhecimento para uma melhor saúde e vencer  certas patologias que lhe estão associadas, nomeadamente:
Obesidade,Flatulência, Obstipação, Dermatites, Enxaquecas, Fadiga crónica, Depressão, Ansiedade
É um exame não invasivo que pode ser recomendado a qualquer pessoa inclusive grávidas e bebés.

Psicologia

 
Psicologia
O aconselhamento psicológico pode ser útil e necessário em diferentes situações (problemas relacionais, ansiedade, depressão, fobias etc.).
O objectivo do acompanhamento psicológico é ajudar a pessoa a compreender e resolver a situação difícil em que se encontra, e desenvolver estratégias para lidar com problemas semelhantes no futuro.

 
Psicologia da Criança e do Adolescente
A consulta de Psicologia da Criança e do Adolescente abrange a avaliação, a identificação, e o consequente diagnóstico de questões psicológicas várias (que impeçam/atrapalhem o saudável desenvolvimento da criança – quer de ordem pessoal, quer relacional, quer de aprendizagem escolar) e o desenvolvimento de proposta de intervenção para as combater. 
O psicólogo ajuda a criança a aprender a reconhecer e expressar sentimentos/afetos de forma adequada e a desenvolver comportamentos funcionais nas mais diferentes situações.
São várias as situações que levam uma criança ou um adolescente a necessitar de ajuda psicológica. Estas situações podem manifestar-se em diferentes contextos (família, escola, tempos livre). Alguns exemplos são: agressividade com outras crianças, dificuldades escolares, recusa em ir à escola, problemas relacionados à falta de limites (birra, teimosia), irritação, timidez, enurese, encoprese, medos e fobias, entre outros.

 
Como Funcionam as Consultas de Psicologia?
Após o contacto inicial, que pode ser por telefone ou pessoalmente na Clínica, marca-se a primeira consulta. Nessa consulta, começa o processo de avaliação, no sentido de compreender e contextualizar a dificuldade. No fim da avaliação (que pode abranger duas ou mais consultas), o psicólogo expõe os resultados da mesma e poderá propor uma intervenção ou um encaminhamento.
Cada consulta tem a duração média de 50 minutos (com excepção da primeira, que dura 1h30).

 
Como posso saber que o meu filho precisa de ir ao psicólogo?
A criança ou o adolescente não possui conhecimento suficiente para identificar e entender quando algo não está bem no seu desenvolvimento emocional e social, pelo que acaba por exibir mudanças de comportamento que demonstram essa necessidade (agressividade, timidez, medo ou recusa em à ir a escola, entre outros). Muitas vezes os pais se sentem “perdidos” para lidar com essas situações que podem fugir ao seu controlo, tolerância e compreensão. Esse é o momento de procurar um psicólogo e buscar orientação para entender e resolver a dificuldade.

 
Se o meu filho fizer psicoterapia, eu também preciso de fazer?
Não, isso não é uma regra. Se a criança ou o adolescente está a ter acompanhamento psicológico, o psicólogo terá encontros com pais (com uma regularidade que será combinada durante o processo), para os orientar em relação à dificuldade apresentada e aos procedimentos que a família deve efetuar. É importantíssima a participação activa dos pais (e até de outras pessoas que cuidam da criança) ao longo do processo.

 
As conversas com os pais são mesmo necessárias?
São fundamentais. É por meio delas que os pais irão expor as suas dúvidas em relação à dificuldade que enfrentam com a sua criança ou o seu adolescente, e receberão orientação para lidar com elas. É através do trabalho conjunto entre psicólogo e pais que se obterá sucesso no tratamento.
 

Espaço Árvore

Massagem Ayurvédica

Massagem Ayurvédica é uma terapia da medicina tradicional indiana que favorece o equilíbrio entre  corpo,  mente e  espírito. Utiliza óleos vegetais aromáticos,  deslizamentos, pressão e/ou alongamentos, de acordo com a natureza de cada pessoa (vata, pitta, kapha). Promove a eliminação de toxinas e reestabelece o equilíbrio dos vários constituintes corporais que são a fonte da nossa saúde.

Reflexologia

Reflexologia é uma terapia que utiliza técnicas de pressão e/ou massagem em área e pontos reflexos, designadamente nos pés. Baseia-se no princípio de que as áreas reflexas correspondem às várias partes do corpo. A representação microcósmica de partes do corpo em diferentes áreas do organismo também se manifesta na íris, na orelha e nas mãos. Todavia, as zonas reflexas dos pés são mais fáceis de localizar, facilitando o trabalho. Podemos referir que nos pés se encontram áreas que reflectem todos os órgãos e glândulas do nosso organismo. A massagem, nomeadamente com impulsos electromagnéticos, activa o mecanismo de cura que existe no interior de cada um de nós.

Medicina Tradicional Chinesa

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é a denominação dada ao conjunto de práticas de medicina tradicional em uso na China, desenvolvidas ao longo de milhares de anos. A MTC inclui nos seus princípios o estudo da relação de yin/yang, da teoria dos cinco elementos e do sistema de circulação da energia pelos meridianos do corpo humano.
Tendo por base o reconhecimento das leis fundamentais que governam o funcionamento do organismo humano e a sua interação com o ambiente, segundo os ciclos da natureza, procura aplicar esta compreensão ao tratamento das doenças bem como à manutenção da saúde.
A Acupunctura e a Fitoterapia Chinesa são os dois ramos principais da MTC, que engloba também a massagem (Tui-na), a dietética e a ginástica energética (QI Gong).
 
ACUPUNCTURA - Sendo o corpo humano dotado de capacidade natural e inata de se regenerar, a Acupunctura é um método que permite estimular essa mesma capacidade, eliminando bloqueios e restabelecendo o equilíbrio energético.
Existem no nosso corpo, meridianos ou canais que transportam e armazenam a energia de cada órgão, estabelecendo relações com todas as estruturas do organismo: pele, ossos, tendões, órgãos internos e células. De acordo com o efeito terapêutico pretendido, são estimulados determinados pontos, localizados ao longo dos meridianos, através da inserção de agulhas finíssimas, maleáveis, inquebráveis e descartáveis, com o intuito de influenciar o fluxo de energia no organismo.
 
A FITOTERAPIA é constituída por diversos compostos de plantas, administrados por via oral, quer sob a forma de gotas, cápsulas ou comprimidos. A sua acção também é energética, potencia e complementa os efeitos da acupunctura.
 
TUI NA é uma forma de massagem chinesa frequentemente utilizada em complemento com outras técnicas terapêuticas da MTC, na qual são usadas manipulações para estimular os pontos ou partes da superfície do corpo, para corrigir o desequilíbrio fisiológico do mesmo e alcançar efeitos curativos.
 

Osteopatia

Osteopatia é uma prática terapêutica global de restauração do equilíbrio do corpo humano, que teve a sua origem na América do Norte, com mais de um século de desenvolvimento.
Restabelece as normais funções corporais visando, fundamentalmente, o alívio da dor, a normalização articular e mio-fascial e o equilíbrio estrutural global.
Intervém sobre a estrutura do aparelho músculo-esquelético através de várias técnicas manuais (técnicas rítmicas, mio-tensivas mio-fasciais, músculo-energéticas, de impulso, entre outras)

Mesoterapia

Mesoterapia  Homeopática
A Mesoterapia é uma técnica invasiva que consiste em injetar medicamentos em pequenas doses, entre a epiderme e a derme, o mais perto possível do local a tratar, com o mínimo de efeitos indesejáveis. O material utilizado é esterilizado e de uso único. São administrados anti-inflamatórios, relaxantes musculares, vasodilatadores, consoante a situação clínica. Os fármacos utilizados variam em função da patologia e do quadro clínico.
A periodicidade do tratamento é ajustada caso a caso. Habitualmente, numa fase aguda, as sessões devem ser efetuadas semanalmente. Após quatro a cinco sessões, de acordo com a evolução, estas serão espaçadas de duas em duas semanas, três em três semanas e mensais.
 É um método de tratamento que está indicado em várias áreas da medicina, incluindo tratamentos em doenças reumatismais, medicina desportiva, dermatologia e estética. Em situações de dores relacionadas com artrose, nomeadamente da coluna vertebral (cervicalgias, dorsalgias, lombalgias), ancas, joelhos e tornozelos, reumatismos abarticulares (tendinites, bursites), contraturas musculares, sequelas traumáticas como entorses e lesões musculares. De uma forma geral todas as patologias dolorosas. Também em outras patologias que não do foro músculo-esquelético como nevralgias, situações dolorosas após tratamento cirúrgico.
A mesoterapia é usada na estética - celulite, rugas, gordura localizada). É uma técnica bem tolerada e desprovida de efeitos secundários relevantes, visto que os fármacos não entram na circulação. É considerada em todo o mundo como um tratamento altamente eficiente no combate à celulite. A técnica consiste, fundamentalmente, na administração de substâncias baseadas em extratos naturais, que o especialista aplica através de infiltrações a nível intradérmico. Permite a mobilização e a dissolução da gordura acumulada, que não desaparece com o exercício físico. Além disso, consegue-se ativar a microcirculação da zona, regenerar o tecido e promover a eliminação de líquidos e toxinas.

Kinesioterapia

Técnica oriental que utiliza fitas adesivas no tratamento de lesões traumáticas de músculos, nervos, ligamentos e tendões. Não utiliza nenhuma substância química nas bandas.
O método Bandas Neuromusculares tem sido usado na Europa e na Ásia há duas décadas, tendo-se tornado popular nos EUA no final dos anos 90. Foi visto mais recentemente no cenário mundial, nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.
Facilita o normal processo de auto-cura do corpo, ao mesmo tempo que dá apoio e estabilidade aos músculos e articulações sem restringir os graus de movimento do corpo.
Permite ainda prolongar os efeitos de terapias manuais a nível dos tecidos moles, sendo usado para tratar um conjunto alargado de problemas a nível ortopédico, neuromuscular, neurológico, vascular e linfático.
Pode ser usado em conjunto com outras terapias como a crioterapia, hidroterapia, massagem, ultrassons, electroestimulação, etc.
Esta técnica é usada para:
Reduzir a dor
Aumentar a performance
Prevenir lesões
Corrigir a mecânica corporal
Facilitar a circulação
Melhorar a drenagem linfática
Reduzir o linfedema pós mastectomia
Tratamento de hematomas
Atenuar cicatrizes (por ex. estrias)
Diminuir edema (inchaço)

 

Terapia de Bowen

É uma terapia manual holística. Consiste na aplicação de movimentos suaves e precisos, em pontos específicos do corpo – músculos, fáscia, tendões ou ligamentos, com efeito profundo ao nível do sistema nervoso. Os movimentos efetuados pelo terapeuta conduzem ao reequilíbrio do organismo, obtendo uma sensação de bem-estar geral, diminuição e alívio da dor, a nível físico e emocional, iniciando-se assim o processo de cura.

A sua origem: Esta terapia foi criada e desenvolvida  por Thomas Bowen, nos anos 50/60 na Austrália.

A quem se adequa: A Terapia de Bowen é uma técnica indolor, não invasiva e totalmente adaptada a todas as situações clinicas e idades, de recém-nascido a idosos. É considerada uma das terapias mais seguras. Adequa-se a situações complexas. O nosso corpo é uma unidade altamente complexa, que funciona bem quando existe equilíbrio, interno e externo. Os procedimentos de Bowen afectam todos os sistemas do corpo, promovendo as correcções necessárias para esse equilíbrio e reforçando os mecanismos naturais de defesa e cura. Consegue-se com a mínima intervenção o máximo de resultados.

Tem resultados comprovados em: Problemas musculo-esqueléticos; Problemas de postura, escolioses; Doenças reumáticas; Síndrome do túnel cárpico; Problemas respiratórios, asma, alergias, sinusite; Dor generalizada, crónica ou aguda; Fibromialgia, esclerose múltipla, espondilite anquilosante; Problemas circulatórios e linfáticos; Problemas hormonais, menstruais, infertilidade; Problemas gastro-intestinais;

Espaço Areia

Yoga

Yoga é uma filosofia de autoconhecimento na qual, através da prática de técnicas e procedimentos milenares, se alcança a consciência mais íntima da nossa essência.
Desenvolve e integra - corpo, mente e espírito. Proporciona o alongamento, fortalecimento dos músculos, aumenta a circulação interna, em órgãos e glândulas, melhora o sistema nervoso e a concentração. É uma ciência de equilíbrio de vida, que se integra na vivência do nosso dia-a-dia.
Os efeitos percepcionados são, entre outros, um profundo relaxamento, aumento de vitalidade, serenidade, bem-estar e alegria.

Shiatsu

Shiatsu é uma terapia oriental de reequilíbrio físico e energético.
Shiatsu é uma palavra japonesa composta de dois caracteres, onde “shi” significa dedo e “atsu” pressão. Actua através de pressões em determinados pontos do corpo humano, aplicadas pelos polegares, outros dedos e palmas das mãos.
Produz uma normalização do fluxo energético, dá ao paciente uma sensação de equilíbrio interno, vigor e energia, promovendo a saúde em geral e o tratamento de doenças específicas.

Chi Kung

Chi Kung é um ramo da Medicina Tradicional Chinesa, usado desde há milhares de anos para promover a saúde e a longevidade. Consiste numa série de movimentos e posturas, inspirados na natureza e em alguns animais, que permitem o relaxamento do corpo, da mente, aumento da concentração e da criatividade.
Dotado de uma grande beleza de movimentos é fonte de tranquilidade e bem estar.

Pilates

O método Pilates trabalha os músculos da região central do corpo, melhorando a postura, a flexibilidade, a força e resistência, criando um corpo longilíneo e harmonioso sem forçar as articulações. Cria maior consciência corporal e melhora a capacidade de concentração. Trabalha o domínio do ritmo respiratório aliviando tensões físicas e emocionais e dores crónicas. Desenvolve o equilíbrio e a fluidez e precisão dos movimentos. É uma forma segura e eficaz de treino porque restaura o movimento natural trabalhando o corpo e a mente como um todo uniforme.
 O método Pilates adapta-se ao corpo de acordo com a idade, a condição física e o seu nível de treino.
 

Meditação

Meditar é  encontrar um estado meditativo que corresponde à observação neutra do que somos e do que está ao nosso redor. É chegar a um estado mental “do Aqui e do Agora”, onde unicamente o espírito testemunha o que se passa em nós. É conectar com o nosso verdadeiro Eu, e vivenciar a experiência num estado de grande paz e harmonia, usufruindo de todos os efeitos positivos que esse estado produz em nós, no corpo e mente.

Reiki

O Reiki é uma terapia holística natural, desenvolvida em 1922 pelo japonês Mikao Usui, segundo o qual  através da imposição de mãos, é possível irradiar vibrações de harmonia da energia vital do Universo para restabelecer o equilíbrio da energia vital, de quem a recebe, e, assim, restaurar o estado de equilíbrio natural procurando eliminar doenças e promover a saúde.
O Reiki é considerado como terapia complementar aos tratamentos convencionais, não apresenta contra indicações, podendo ser aplicado em qualquer pessoa.

Hipnoterapia

 A Hipnoterapia é uma terapia usada com muito bons resultados em inúmeros desequilíbrios psicológicos e psicossomáticos.
O estado de hipnose, dá um profundo relaxamento, semelhante ao conseguido quando se dorme. O paciente fica de mente desperta, mas muito calmo, num estado de consciência que lhe permite recordar-se de tudo o que se passa na sessão terapêutica.
A mente fica disponível para ouvir e aceitar tranquilamente as sugestões que lhe são dadas, sendo possível desta forma aceder ao inconsciente e às raízes profundas de problemas psicológicos e psicossomáticos. São criadas condições que permitem reestruturar, reequilibrar e melhorar inúmeros problemas de saúde física e psíquica:
 
• Dependências: deixar de fumar e de beber;
• Gastrenterologia: colite, desordens gastrointestinais, síndrome do cólon irritável, úlcera gástrica;
• Ginecologia e Obstetrícia: infertilidade psicogénica;
• Oncologia: controlo da dor, de náuseas e do mal-estar;
• Psicologia: anorexia e bulimia, ansiedade, ataques de pânico, comportamentos compulsivo-obsessivos, controlo da ansiedade e nervosismo em exames e apresentações orais, controlo do peso e de compulsividades alimentares, depressão, falta de autoconfiança e de autoestima, fobias, inibições, redução do stress;
A hipnoterapia é completamente natural e segura e não apresenta quaisquer efeitos secundários (Perguntas e respostas mais frequentes sobre Hipnose